Exposições virtuais

 

Anne Frank; Her life, her diary, her legacy

Exposição virtual, disponibilizada pela Anne Frank House e alojada no Google Arts & Culture, que se centra na biografia, no diário e no legado deixado por Anne Frank.


 

Anne Frank's Family Home

Exposição virtual, disponibilizada pela Anne Frank House e alojada no Google Arts & Culture, que se centra na casa onde Anne Frank viveu, em Amesterdão, após os pais terem fugido de Frankfurt, na sequência da chegada nos nazis ao poder.


 

Bearing Witness: A Community Remembers

Versão digital da exposição permanente do Holocaust Museum Houston, que se foca no testemunho de sobreviventes que vieram morar para a região de Houston, nos EUA. É completamente interativa e exibe, com grande detalhe e legibilidade, os painéis da exposição.


 

Darkness into Life

Exposição online, disponibilizada pelo Alabama Holocaust Education Center, que conta a história de 20 sobreviventes do Holocausto que passaram a viver no Alabama. Contém um vídeo introdutório, mapas e outros recursos educativos associados. Além de mapas e de uma pequena história do Holocausto, o destaque vai para dois filmes: “Darkness into Life, Interviews with Survivors and Artists” (55 minutos) e “Children of the Holocaust” (55 minutes), este com a participação de nove sobreviventes do Holocausto e com a utilização de fotografias e vídeos de arquivo.


 

End of Testimony?

Exposição online, disponibilizada pelo Memorial de Flossenbürg (Alemanha) e pelo Museu Judaico de Hohenems (Áustria). Analisa e problematiza a relação complexa entre os testemunhos e a sociedade, com foco nos sobreviventes e no registo das suas histórias – sempre sujeito a determinadas regras. Também questiona a condição em que determinadas entrevistas são feitas e como se poderá lidar com elas no futuro.


 

Faces of Europe

Exposição dedicada às filhas e netas que recordam as suas mães e avós, outrora prisioneiras do campo de concentração de Ravensbrück. Numa perspetiva de pós-memória, é exposto um conjunto de cerca de 30 testemunhos que refletem o legado do Holocausto.


 

From Ghetto in Theresienstadt to Auschwitz II-Birkenau

Exposição do Memorial de Auschwitz-Birkenau que conta a história da deportação dos judeus de Theresienstadt para Auschwitz-Birkenau. Recorre a bastantes fotografias, mapas e outros documentos. Está alojada no Google Arts & Culture.


 

History, Heritage, and Hope

Versão digital da exposição permanente do Florida Holocaust Museum. No canto superior esquerdo, o ícone com as três linhas horizontais faz surgir o índice da exposição. Há partes da navegação que parecem apresentar erros ou estar indisponíveis; ainda assim, sendo bastante longa e abrangente, vale a pena explorar as diferentes secções, que exibem textos introdutórios, painéis da exposição e outros recursos, como vídeos, fotografias e outros documentos.


 

In Black and White

Exposição virtual, disponibilizada pela fundação que gere os memoriais dedicados aos complexos concentracionários de Buchenwald e Mittelbau-Dora, centrada em fotografias de Buchenwald no período 1937–1945. Está dividida em várias secções, dedicadas, entre outros tópicos, ao Lager, aos prisioneiros e aos perpetradores.


 

Lodz Ghetto – The Strenght of Hope

Exposição online, disponibilizada pelo Melbourne Holocaust Museum, que tem como ponto de partida o ato de dois judeus, Bono Wiener e Abram Goldberg, terem escondido duas caixas metálicas com artefactos que haviam recolhido – apenas uma das caixas foi recuperada. Esta exposição mostra uma série de textos, documentos e testemunhos em vídeo relacionados com o gueto de Łódź.


 

Sinti & Roma

Exposição, dedicada ao genocídio dos sinti e dos roma, que tem como ponto de partida a história de nove crianças. Contém uma secção de arquivo, que funciona como glossário e que contém algumas fotografias relacionadas com as entradas.


 

Some Were Neighbors

Exposição online, disponibilizada pelo US Holocaust Memorial Museum, sobre a cumplicidade e colaboração com nazis, que, por vezes, foi despoletada por motivos não relacionados com o ódio a judeus, como medo, ganância ou oportunismo.


 

The Oneg Shabbat Archives – “Let the world read and know”

Exposição virtual, disponibilizada pelo Yad Vashem, que conta a história do arquivo reunido pelo Oneg Shabbat, um grupo, liderado por Emanuel Ringelblum, que se dedicou a preservar a memória dos judeus, sobretudo do Gueto de Varsóvia durante a ocupação nazi, arquivo este que foi escondido e desenterrado no pós-guerra.


 

The Persecution of the Jews in Photographs. The Netherlands 1940-1945

Exposição virtual, disponibilizada pelo memorial do campo de concentração de Herzogenbusch (ou Camp Vught), dedicada à perseguição nacional-socialista a judeus nos Países Baixos.


 

Ukrainian Stories – Centropa

Longa exposição virtual, da instituição Centropa, com base em 264 entrevistas a judeus na Ucrânia. inclui a secção “The Ones I Lost (Holocaust)”, com fotografias de familiares de pessoas entrevistadas que perderam a vida durante o Holocausto, e uma secção dedicada ao massacre de Babi Yar.


 

Voices from the Inferno

Exposição virtual, disponibilizada pelo Yad Vashem, na qual alguns dos poucos sobreviventes do Gueto de Varsóvia descrevem os últimos meses passados naquele local. Um testemunho único que se centra na resistência que formaram contra a ocupação nazi e que resultou na Revolta do Gueto de Varsóvia, bem como na posterior liquidação do gueto.


 

Witnesses to History, Keepers of Memory

Exposição virtual, disponibilizada pelo Montréal Holocaust Museum, com base num projeto fotográfico, iniciado em 2019. Com visitas à casa de trinta sobreviventes do Holocausto, estes partilham as suas memórias, em parte através objetos que têm em sua posse.