(por vezes, abreviado por DP)
Termo genérico para designar todas as pessoas forçadas pelas consequências da guerra a abandonarem o local de residência – trabalhadores forçados, prisioneiros de guerra, sobreviventes de campos de concentração e de extermínio. No imediato pós-guerra, encontravam-se nesta situação em toda a Europa, segundo cálculos credíveis, cerca de 7 milhões de pessoas. O número de deslocados classificados como judeus era comparativamente baixo, entre 50 000 a 75 000, compondo-se, na esmagadora maioria de prisioneiros libertados, em grande parte, judeus do Leste, para os quais estava excluída a possibilidade de regresso, dada a completa destruição das comunidades de origem e a permanência virulenta do antissemitismo.
Para alojar os deslocados, os exércitos aliados estabeleceram os chamados assembly centers, onde eram providenciadas as condições de vida básicas, como alimentação, roupa ou assistência médica. A administração destes centros, que podiam comportar entre 50 a mais de 7.000 pessoas, estava a cargo da “United Nations Relief and Rehabilitation Administration” (UNRRA) e, a partir de 1947, da “International Refugee Organization” (IRO), com o apoio de várias organizações judaicas. Em 1946, na sequência de vários pogroms na Polónia, o número de deslocados elevou-se a 200 000. Nos primeiros anos do pós-guerra, vários milhares de deslocados emigraram ilegalmente para a Palestina, então sob mandato britânico; a vaga migratória engrossou consideravelmente com a criação do estado de Israel em 1948. O aligeiramento das restrições à emigração para os Estados Unidos levaria também a que muitos deslocados escolhessem esse destino. O progressivo esvaziamento dos assembly centers levaria ao encerramento da esmagadora maioria deles em 1949-1950.
Referências
Cohen, Gerard Daniel (2011), In War’s Wake: Europe’s Displaced Persons in the Postwar Order. Oxford; New York: Oxford University Press.
Königseder, Angelika; Juliane Wetzel (2004), Lebensmut im Wartesaal. Die jüdischen DPs (Displaced Persons) im Nachkriegsdeutschland. Frankfurt am Main: Fischer.
Wyman, Mark (1998), DPs. Europe’s Displaced Persons, 1945-1951. Ithaca: Cornell University Press.