imprimir/PDF
Pogrom

Na sua aceção mais generalizada, a palavra "pogrom" designa qualquer movimento popular de violência, aprovado ou não pelas autoridades, levado a cabo contra determinado grupo étnico, racial, religioso ou minoria nacional. Com origem na palavra russa “погро́м”, que significa "devastação" ou "tumulto", o termo é frequentemente associado aos ataques contra judeus na Rússia czarista, em finais do século XIX e início do século XX, e terá sido incorporada e disseminada, no inglês e noutras línguas ocidentais, possivelmente como empréstimo do iídiche para designar violência antissemita no Império Russo.

No período nacional-socialista, o primeiro grande pogrom, ou conjunto de pogroms, deu-se na chamada "Noite de Cristal", de 9 para 10 de novembro de 1938, com atos de extrema violência que levaram à morte de dezenas e ao envio de centenas de judeus para campos de concentração, bem como à destruição de propriedades de judeus e de mais de 250 sinagogas. Durante o Terceiro Reich, também houve pogroms contra judeus que não foram levados a cabo por nazis, entre os quais se destaca o pogrom de Iași, na Roménia, entre 29 de junho e 6 de julho de 1941 – ordenado por Ion Antonescu, resultou na morte de mais de 13 mil judeus. A partir de junho desse mesmo ano, no Leste da Europa, foram vários os pogroms e massacres perpetrados por Einsatzgruppen e/ou por milícias locais, entre os quais o pogrom de Jedwabne (Polónia), o massacre de Babi Yar (Ucrânia) e o massacre de Rumbula (Letónia).

Já no período pós-Segunda Guerra Mundial, após o conhecimento do Holocausto à escala global, houve outros pogroms contra judeus. A 4 de julho de 1946, um grupo de soldados, polícias e civis polacos organizaram um pogrom na cidade de Kielce (Polónia) que resultou na morte de 42 judeus. Este evento é um exemplo, entre outros, da animosidade de que muitos judeus foram alvo após tentarem regressar aos seus locais de origem, após terem sobrevivido ao Holocausto.

 

Referências
     Gerlach, Christian (2016), The Extermination of the European Jews. Cambridge: Cambridge University Press.
     Hilberg, Raul (2003), The Destruction of the European Jews, 3.ª edição. New Haven / London: Yale University Press [1.ª ed., 1961].