imprimir/PDF
Hitler. Uma Biografia

Autor: Ian Kershaw
Título: Hitler. Uma Biografia
Local de publicação: Lisboa
Editora: Dom Quixote
Ano de publicação: 2009
Número de páginas: 850
Tradução: Lídia Geer
Edição original, em inglês: Hitler. A Biography. London: Penguin, 2008.
Palavras-chave: Holocausto, judeus europeus, Segunda Guerra Mundial, nazismo, violência, Solução Final, Partido Nacional-Socialista, antissemitismo, Alemanha


Índice

Lista de ilustrações
Mapas
Prefácio da Nova edição
Reflexões sobre Hitler

     1. Fantasia e Fracasso
     2. O Abandono dos Estudos
     3. Júbilo e Azedume
     4. O Agitador de Cervejarias
     5. O «Arauto»
     6. O Despontar do Líder
     7. O Domínio Sobre o Movimento
     8. A Grande Oportunidade
     9. Guindado ao Poder
     10. A Génese do Ditador
     11. A Consolidação do Poder Absoluto
     12. Trabalhar em Prol do Führer
     13. A Radicalização Incessante
     14. A Dinâmica do Expansionismo
     15. As Marcas de uma Mentalidade Genocida
     16. Arriscar Tudo
     17. O Licenciamento do Barbarismo
     18. O Zénite do Poder
     19. A Estratégia de uma «Guerra de Aniquilação»
     20. O Confronto
     21. O Cumprimento da «Profecia»
     22. A Última Grande Jogada
     23. Acossado
     24. À Espera de Milagres
     25. A Sorte do Diabo
     26. Sem Saída Possível
     27. A Queda no Abismo
     28. A Extinção

Epílogo
Principais Fontes primárias publicadas
Índice Remissivo


Sinopse

Sendo o resultado, simultaneamente como síntese e atualização, dos dois volumes biográficos de cerca de duas mil páginas sobre Adolf Hitler editados originalmente entre 1998 e 2000, este livro ultrapassa amplamente, em termos de conteúdo e de metodologia, as biografias meramente descritivas do ditador alemão, acabando por revelar-se, logo a partir das primeiras páginas, um «fresco de época», que contextualiza com bastante detalhe os momentos da vida de Hitler e a sua relação com a história da Alemanha, em particular aquela traçada após a derrota germânica na Primeira Guerra Mundial. Em muitos momentos, o autor abandona mesmo a referência à intervenção direta do Führer e dos responsáveis nazis seus próximos para abordar com bastante detalhe o processo de transformação da Alemanha sensivelmente ao longo das primeiras quatro décadas do século XX.

Do trabalho de Kershaw emerge também, ao mesmo tempo, um esforço de compreensão da violência, a latente e, depois, a explícita, que envolveu a realidade alemã e, mais tarde, a dos territórios controlados ou atacados, em contexto de guerra, pelo Reich. Em particular as circunstâncias da política antijudaica, no domínio doutrinário e depois na ação, bem como o do estabelecimento da política destinada a implementar a Solução Final são aqui detalhados com minúcia. Dado que esta edição se destina a um público alargado, o aparato erudito presente na edição original encontra-se aqui reduzido à enumeração das fontes primárias, mas os pormenores abordados naquela permanecem presentes, transformando a obra num manancial de informação. Para além de ser também um importante instrumento de compreensão dos processos descritos.


Excerto

“Por essa altura [inícios de 1942], tomava rapidamente forma todo um programa de aniquilação sistemática de judeus que abrangia a totalidade do território europeu ocupado pela Alemanha. No princípio de Junho, já havia um programa elaborado com vista à deportação dos judeus da Europa do Leste. Os transportes provenientes do Ocidente começaram em Julho. A maioria partia com destino ao maior dos campos de concentração em operação nessa altura, Auschwitz-Birkenau, situado no território anexado da Alta Silésia. A «Solução Final» tinha arrancado. O assassinato em massa numa escala industrializada prosseguiria sem nada que o detivesse. Em finais de 1942, segundo cálculos das próprias SS, o número de judeus mortos já se cifrava em quatro milhões. Hitler (...) já havia indicado, em Dezembro de 1941, em termos inequívocos, qual deveria ser o destino reservado aos judeus, agora que a Alemanha se encontrava envolvida noutra guerra mundial”


Outras obras de Ian Kershaw

     Até ao Fim. Destruição e Derrota da Alemanha de Hitler 1944-1945. Trad. Ana Saldanha. Alfragide: Dom Quixote, 2012.
     À Beira do Abismo. A Europa 1914-1949. Trad. Miguel Mata. Alfragide: Dom Quixote, 2016.
     Continente Dividido. A Europa 1950-2017. Trad. Miguel Freitas da Costa. Alfragide: Dom Quixote, 2018.
     Sorte do Diabo. A História da Operação Valquíria. Trad. José Freitas e Silva. Alfragide: Dom Quixote, 2020.
     Personalidade e Poder. Construtores e Demolidores da Europa Moderna. Trad. Miguel Freitas da Costa. Alfragide: Dom Quixote, 2022.


Mais informações sobre Ian Kershaw aqui.